SOBRE
O Sistema Educacional Cirandinha – SIEC, é uma escola localizada em Belém (PA), que há 40 anos contribui para formação educacional de seus alunos por meio do fortalecimento das relações e do desenvolvimento de competências para a vida.
O SIEC presta serviços educacionais para alunos da Educação Infantil (Maternal ao Jardim II) e Fundamental I (1º ao 5º Ano), incluindo o ensino de Período Integral (Maternal ao 2º Ano), bem como a Educação Especial, com a inclusão das crianças com apoio especializado e o ensino bilíngue, inicialmente para a Educação Infantil (do Maternal ao Jardim II).
O aluno é a razão de ser da proposta pedagógica do SIEC, que baseia-se na metodologia construtivista, na qual o aluno aprende a pensar, a refletir e a agir sobre a realidade com autonomia intelectual, moral e sensibilidade social.
A equipe pedagógica formada por educadores aptos e qualificados, vivencia um ambiente de trabalho participativo, com uma dinâmica troca de experiências.
Escola parceira da Rede Pitágoras de Ensino, o SIEC oferece material didático com metodologia inovadora e programas estudantis para a formação integral do aluno e também total acesso a Plataforma Digital de Aprendizagem que utiliza a tecnologia Google.
A infraestrutura, planejada para cada faixa etária, visa oferecer as melhores condições de ensino e aprendizagem em salas climatizadas, laboratório de informática, brinquedoteca, sala de leitura, lanchonete saudável e quadra poliesportiva.
Ao formar cidadãos para o amanhã em mundo globalizado e com novos parâmetros, o SIEC adota um modelo educacional permanentemente aberto ao novo, ao dinâmico, ao interativo, atento a uma realidade que se transforma a cada momento.
Assim, o SIEC reafirma os valores que o norteiam há 40 anos e visam atender as necessidades de cada família que acredita em sua proposta educacional e segue dedicado a ensinar, a formar e a inspirar gerações com ideias transformadoras.
HISTÓRIA
Em 1979, o Sistema Educacional Cirandinha foi fundado com uma nova visão educacional, focada na formação de valores e no aprimoramento do aluno como ser atuante no mundo e como agente de transformação.
Evoluir sempre fez parte da essência SIEC e na busca pela excelência do saber pedagógico, em 1997, passou a adotar a proposta educacional de escola construtivista. A partir de 1999, passou a integrar a Rede de Ensino Pitágoras. Na evolução para o cenário dos novos tempos, em 2019, foi implantado o Ensino Bilíngue, inicialmente para a Educação Infantil (do Maternal ao Jardim II).
O SIEC alicerça o seu trabalho em uma educação transformadora, dos ensinos Infantil e Fundamental, por uma equipe dedicada com a inestimável participação e confiança das famílias. Juntos, com passos firmes e integrados, garantem uma formação de qualidade, que multiplica os resultados e uma base sólida de valor para toda vida.
Em 2020, com o período de isolamento social causado pela pandemia do Coronavírus (Covid-19), o SIEC começou a utilizar o Plurall (um ambiente virtual de aprendizagem) e Google Sala de Aula (uma plataforma central de ensino e aprendizagem), como meios de acesso a atividades não presenciais, disponibilizadas para os professores aos seus alunos. As ferramentas do Google Sala de Aula podem ser usadas como alternativas de ensino aos professores durante o período de isolamento social, tornando o aprendizado ainda mais atraente para o estudante.
FILOSOFIA
Desenvolver a capacidade de criticar e pensar é um dos pilares do SIEC, que se baseia na filosofia construtivista, quando enfoca o caráter pessoal e ativo do aprender, que reflete em sujeitos capazes de se reconhecerem como produtores de seu próprio conhecimento. A escola proporciona ferramentas para que se instalem terrenos de aprendizagens significativas para suas vidas, com contexto e funcionalidade. Mais que tudo, a escola deseja que seus alunos construam raízes e "criem asas" para que saibam sempre quem são e possam, cada vez mais, alçar voos rumo ao conhecimento.
O SIEC utiliza o material didático elaborado pela Rede Pitágoras, que cumpre as Diretrizes Curriculares Nacionais e as orientações da Base Nacional Curricular Comum.
O SIEC integra em sua proposta pedagógica, projetos de valorização das relações humanas, ética, família, cultura, educação ambiental e de incentivo à leitura, entre outros.
SOU SIEC
Os estudantes que passaram pelo SIEC compartilham seus aprendizados e
contam as histórias que marcaram suas vidas.
Fui aluna do Cirandinha há 30 anos. Sou psicóloga e psicanalista com mestrado e atuação profissional dentro e fora do país. Ter tido a oportunidade de estudar nesta escola, que me ensinou sempre em parceria com minha família, valores sólidos de ética, responsabilidade, cidadania, fez com que hoje, no meu melhor papel de mãe, pudesse escolher para meu filho ter uma formação sólida com a construção de um caminho saudável e afetuoso. Meu reconhecimento e eterna gratidão à toda equipe do SIEC por fazer parte da história da minha família e pela oportunidade de me expressar diante de tão queridas e inesquecíveis recordações.
Carolina Miralha, ex-aluna e mãe do João Guilherme Miralha.
Sou Luciana, mãe da Júlia e da Isabela. Sou Psicóloga, professora e empresária. Há 30 anos fui aluna do Cirandinha, e posso dizer, que falar desta escola, para mim, é falar de amor e gratidão. Foi nela em que dei meus primeiros passos no mundo da educação, foi nela em que aprendi a ler e escrever, nela tive valores importantes reforçados, como a ética, o respeito, e a cidadania. Fiz muitas amizades, tão importantes e especiais que permanecem até hoje em minha vida. No Cirandinha fui muito feliz! O tempo passou, há algum tempo o Cirandinha cresceu, virou SIEC, mas sua essência continuou, e foi exatamente isso que me fez escolher esta escola para que minhas filhas, Júlia e Isabela, iniciassem suas vidas escolares, com uma formação sólida, baseada em valores, e com olhar sensível ao indivíduo e suas relações. À família SIEC, o meu muito obrigada por fazer parte de forma tão especial da minha história e da história da minha família!
Luciana Chaves Brahuna Neves dos Santos
Ex-aluna e mãe da Júlia Chaves Brahuna Neves dos Santos e Isabela Chaves Brahuna Neves dos Santos
Maurício Pinto Martins, pai de Manuela e Carolina Martins.
Claudionor Jr., pai de Alice Chamma.